A importância de consultar um Ginecologista preventivamente

De acordo com a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o melhor momento para levar a menina ao ginecologista é a partir da primeira menstruação.

Nesta primeira consulta que deve ser acompanhada pela mãe, o médico fará uma entrevista com mãe e filha para saber o histórico familiar, conversará com a adolescente para lhe ensinar a forma correta de se limpar, como lavar a região íntima, que tipos de produtos usar para essa assepsia (como sabonetes líquidos, absorventes comuns ou internos), além da indicação de calcinha confortável e de algodão para prevenir infecções.

Nesta consulta o médico também abordará sobre a importância de a adolescente conhecer o próprio corpo, que passará por várias mudanças a partir de agora, como o seu crescimento corporal, dos pelos, além dos seios, que estarão mais evidentes. A jovem também passará a ter um ciclo menstrual, e que precisa ser acompanhado mensalmente anotando na agenda os dias que ficou menstruada e se o fluxo foi intenso ou não.